SGU

A Nossa Água

ORIGEM

Água que consumimos em Vila Real de Santo António é oriunda das barragens construídas nas ribeiras de Beliche e de Odeleite, a escassos 12km a Norte da cidade. Pertencentes à bacia hidrográfica do rio Guadiana, de origem exclusivamente pluvial e fluindo pelos solos metamórficos de xisto da serra do Caldeirão, não é de estranhar que a sua dureza seja média, teores baixos de calcário e de acidez próxima do neutro.

Em suma, trata-se de uma água de excelente qualidade.

A captação da água, transporte e tratamento nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), cloragem e entrega à SGU está a cargo das Águas do Algarve (AdA).

Nesse processo, a água é canalizada para a ETA de Tavira ou em opção para a ETA do Beliche e após tratamento e apta para consumo humano é entregue “em alta” à SGU em dois locais: em Sta.Rita, para abastecimento da freguesia de Vila Nova de Cacela; e em Cabeço (zona da Praia Verde), para abastecimento da freguesia de Monte Gordo e Vila R.S.António.

 

PLANO DE CONTROLO DA QUALIDADE DA ÁGUA (PCQA)

No início de cada ano são definidos pela Unidade Ambiente  todos os locais e períodos de colheita de amostras de água, permitindo assim, avaliar geograficamente e no tempo a qualidade da água que fornecemos. Este procedimento que é submetido anualmente à entidade reguladora nacional (ERSAR) para apreciação e aprovação tem como base a valiação dos parâmetros qualitativos a apresentados no quadro seguinte:

Consulte o Quadro AQUI

 

EDITAIS E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DAS ANÁLISES

Por Lei, a SGU através da sua Unidade do Ambiente, faz divulgar o resultado das análises em forma de edital trimestral. O Edital é afixado em formato papel na Câmara Municipal, nas lojas da Água e na Administração Regional de Saúde (Centro de Saúde) e faz referência aos resultados obtidos no último trimestre.

Consulte o Edital 2018

 

Obs: caso desejem consultar os editais anteriores devem solicitar na loja da água ou por o e-mail: lojadaagua@sgu.cm-vrsa.pt

mySGU