Vila Real de Santo António possui uma forte ligação histórica ao desporto, contando com atletas e clubes que marcaram e ainda marcam o desporto nacional e internacional.
O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António teve o início da sua construção na década de 80, tendo sido inaugurado em 1989 o Estádio Municipal. Desde então são inúmeros os investimentos efectuados, permitindo que o Complexo tenha crescido na de oferta equipamento e se tenha tornado uma referência internacional no desporto, em particular na modalidade de atletismo.

A Situação Actual

Em Junho de 2010, foi celebrado entre a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a VRSA SGU E.M. SA, um contrato-programa baseado nos seguintes pressupostos:
a)    a actividade desportiva é um elemento fundamental para a formação individual e melhoria da qualidade de vida da população
b)    que o Complexo Desportivo, pelas suas valências contribui para a divulgação do Concelho, através do desporto
c)    que o Complexo atrai um número de atletas e clubes anualmente ao concelho e que tal facto assume-se como um impulsionador da economia local
d)    que em Dezembro de 2008, foi celebrado entre a CM de VRSA e a SGU, um contrato de “direito de superfície” sobre o Complexo Desportivo de VRSA

Num primeiro diagnóstico efectuado pela SGU, foi possível constatar que as taxas de ocupação dos equipamentos são baixas; que existe uma elevada dependência da modalidade atletismo e que a captação de novas actividades para o Complexo requer uma estratégia especifica.
Este contrato-programa não altera o facto de o Complexo Desportivo continuar a ser um equipamento municipal, mas que se pretende através da SGU, uma gestão orientada para a criação de valor. Esta criação de valor implica:
- atrair maior número de atletas e modalidades;
- maior rentabilização dos equipamentos existentes;
- desenvolvimento das infra-estruturas desportivas e não desportivas, enriquecendo a oferta existente e contribuir positivamente para todo o concelho de Vila Real de Santo António.


Organização do Complexo Desportivo

Com a celebração do contrato-programa, a organização do Complexo Desportivo será feita pela CM VRSA e pela SGU. Assim a equipa de colaboradores da Câmara Municipal continuará a desenvolver a sua actividade nas áreas definidas e à SGU caberá toda a gestão de marketing e comercial do Complexo Desportivo.


Equipamentos Desportivos

Actualmente o Complexo Desportivo é composto por:
- Centro deTénis ( 5 campos de piso de terra e 4 campos de piso rápido) e Padel.
- Nave Desportiva, com pista de atletismo coberta, ginásio, salas de fisioterapia, balneários, sala de reuniões, bar.
- Estádio Municipal, com campo relvado de futebol 11, balneários, pista de atletismo, pavilhões polidesportivos.
- Campos Exteriores Relvados.
- Zona de lançamentos exterior.
- Centro de Piscinas, 1 tanque de 20 metros, 1 tanque de 25 metros e 1 tanque de 50 metros.
- Polidespostivos, (2 polidesportivos em piso sintético e 1 de relva artificial)
- Campo de futebol 11, em relva sintética.
- Pavilhão Desportivo, com balneários e ginásio.
- Pista de corta-mato.

Projectos em Curso

Em fase de finalização encontram-se o Pavilhão Multiusos, que permitirá a prática de modalidades desportivas e não desportivas (feiras, congressos, espectáculos).